Delimitação do Tema:
Roteiro com exemplos prontos
para seu TCC ou
Projeto de Pesquisa

C O M P A R T I L H E

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp

Delimitação do Tema TCC

A maioria das pessoas não pensa na delimitação do tema do TCC. Só que elas deveriam! A delimitação da pesquisa é uma das partes mais importantes. Não basta escolher um tema atual, interessante ou único, é preciso saber como construí-lo da melhor forma para você e para os seus leitores.

Neste artigo, vamos detalhar o que é delimitação do tema e como fazer a delimitação com exemplos prontos, para você tirar o melhor proveito e facilitar seu TCC ou o tema do seu Projeto de Pesquisa.

Também vamos falar sobre sua importância, bem como explicar como escrever e apresentar a delimitação de projeto de pesquisa.

Para facilitar a leitura para você, resolvemos organizar o texto da seguinte maneira:

O que é a Delimitação do Tema do Projeto de Pesquisa ou do TCC?

O que é
delimitação
do tema?

Quando começa a trabalhar no seu TCC, a primeira coisa que um graduando ou pós-graduando precisa considerar é escolher o tema da sua pesquisa. Depois, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é necessário fazer a delimitação do tema do projeto de pesquisa.

Mas o que é essa delimitação do tema da pesquisa? Explicando de forma resumida, ela é um recorte, é dar um limite para o tema da pesquisa.

Algumas questões são tão amplas, que não teriam como serem abordadas com profundidade em qualquer trabalho científico, seja um TCC, uma Dissertação ou uma Tese.

Por isso, a palavra de ordem no universo acadêmico é “recorte”, que nada mais é do que uma forma mais simples de falar “especifique”. Ou seja, “delimitar” é igual a “recortar” ou “dar limites”, que é o mesmo que “especificar”. Todas essas palavras significam a mesma coisa!

Então, não se estresse com isso.

Ao contrário: aproveite que você está compreendendo o significado do que é delimitar um tema e coloque em prática. Isso vai ajudar muito a produção do seu projeto de pesquisa e futuramente seu TCC.

Existe diferença entre Tema de TCC e Delimitação do Tema de TCC?

Qual a diferença
entre tema e a
delimitação do
tema do TCC?

Para entender mais profundamente o que é Delimitar uma Pesquisa a partir do seu tema, compreenda a diferença entre tema e a delimitação.

Como mencionamos na seção anterior, existe uma diferença entre o tema e a delimitação do tema do TCC. Entretanto, isso faz parte de um processo muito comum dentro da pesquisa acadêmica, que é o “recorte” – lembra dele?

A questão é que ele não começa com o tema da sua pesquisa acadêmica, mas com um assunto.

Ficou confuso? Calma, vamos explicar passo a passo com exemplos prontos.

O que são assuntos? Assuntos são questões abrangentes, como:

  • Violência;
  • Meio Ambiente;
  • Economia;
  • Política;
  • Saúde;
  • Agricultura;
  • Religião;

 

Independentemente da quantidade de páginas que escreva, é pouco provável que você consiga falar sobre algum desses assuntos com propriedade, pois são amplos demais. Então, o melhor a se fazer é pegar um desses “assuntos” e transformá-lo em um “tema”.

Se você é um estudante de Arquitetura e quer falar sobre violência, pense em uma questão específica que o interesse. Como, por exemplo, violência e urbanismo. Com esse primeiro recorte, que transforma um assunto em um tema, você define o escopo (o foco) do seu trabalho no seu campo de atuação.

Entretanto, pode ser que isso ainda não seja o suficiente. Afinal, é possível falar sobre violência e urbanismo de diversas formas. Então, você precisa fazer a delimitação do tema do TCC. Ou seja, especificar cada vez mais o tema.

Em geral, isso pode ser feito pensando nos detalhes da sua pesquisa!

Percebeu que tudo está relacionado?

A delimitação do tema do projeto de pesquisa é uma atividade feita em cima do tema da pesquisa e o tema é uma faceta de um assunto.

Mas, além de ficar mais enxuta, qual a importância de delimitar um tema?

Exemplos de temas prontos para projeto de pesquisa

A delimitação da pesquisa
e sua importância

Agora, se você entendeu a importância de transformar um assunto em um tema, mas não está entendendo como isso se aplica ao tema, continue lendo!

Vamos continuar, por enquanto, com o exemplo anterior: você estuda Arquitetura e decidiu falar sobre violência. Especificamente, violência e urbanismo.

Pode parecer, a princípio, que seu tema está fechado.

A verdade, porém, é que o tema ainda está amplo demais. Afinal, essa violência é sexual, física, psicológica, emocional, financeira, etc. e contra quem? E quando você fala em “urbanismo”, está se referindo a quê? E onde?

Opa, quantas variações possíveis hein? Viu como ainda dá margem para muitas possibilidades?

Se tudo isso não estiver muito claro na sua mente, você não conseguirá escrever. Você teria dificuldades de falar sobre coisas tão abrangentes. Afinal, quantos tipos de violência não foram listados acima?

Não existe falar de maneira geral no mundo acadêmico – existe falar de maneira superficial. Algo inevitável se considerarmos, ainda, o tempo para escrever um TCC.

Por sinal, essa questão do tempo… Acontece com frequência dos alunos saberem o que querem de sua pesquisa, mas na hora de colocar no papel não sai nada, não é mesmo?

E você, aluno, fica horas sem conseguir escrever uma página. Trava mesmo.

Sei bem como é isto.

Nestes casos é muito bom ter um método, um passo a passo do tema até a apresentação, sabe?

Você já deve ter ouvido falar destes métodos pagos, que vem cheios de exemplos de TCCs comentados e com vídeos de cada parte da pesquisa, não é?

Realmente facilita a você preparar uma pesquisa com qualidade, e MUITO MAIS RÁPIDO.

Se você se interessa por estes métodos passo a passo, como professor, aconselho a conhecer aqui.

Ou então, vamos voltar a delimitação.

Por enquanto, porém, saiba que já é difícil escrever um TCC com uma ideia clara e bem delineada na cabeça, imagina com um tema solto.

Quando você delimita bem o tema do seu projeto de pesquisa, você vai desenvolver um trabalho relevante para o seu campo. Por quê?

Simples: cada aspecto específico pode ser abordado e desenvolvido com calma e cuidado. E quer saber mais? Esse é o segredo para um bom trabalho.

Começou a perceber a importância de delimitar bem uma temática? Você ainda vai se surpreender mais.

Continue.

Como delimitar um tema?

Como fazer a
delimitação do
tema com estes
exemplos?

Você já sabe o que é, e tem noção da importância da delimitação do projeto de pesquisa. Agora está na hora de aprender a como delimitar um tema.

Vamos aos nossos exemplos prontos?

Primeiro, pense no seu tema. Você provavelmente o escolheu por que é uma questão na qual tem interesse. Se você ainda não escolheu ou tem dúvidas sobre se é seu tema correto e se vai seguir com ele até o final. Pode ler mais sobre como escolher um tema na nossa página Temas Para TCC.

Ou este nosso outro artigo: 500 sugestões de temas para Projeto de Pesquisa com exemplos

Ao delimitar um tema, você não vai fazer recortes de modo aleatório, mas de modo racional e bem pensado. O começo é sempre muito abrangente, pois é o momento em que você irá decidir pelo assunto:

  • Violência

Em seguida, consciente da sua área, seja Direito, Arquitetura ou Física, e daquilo que está sendo discutido pelos profissionais e especialistas da mesma, você vai especificar sobre o que quer falar dentro desse assunto:

  • Violência e urbanismo

Só que esse primeiro recorte não é suficiente, pois ainda faltam muitas informações referentes ao assunto. De fato, quanto mais preciso for o seu tema, melhor. No mínimo, considere responder a questões como:

  • Onde: em que cidade, município, Estado ou país?
  • Quando: em que ano, período ou século?
  • Como: de que forma, por meio de que, etc?
  • O quê: sobre o que você quer falar?

Você não precisa responder a todos os pontos elencados acima para saber como delimitar um tema, mas seu tema final deve contemplar, pelo menos, parte deles.

Sem contar que são estas variáveis que irão facilitar sua pesquisa. Como? Você vai ver a seguir.

Delimitação do Tema Exemplo Pronto

Exemplos de
delimitação
do tema

Ao aplicar essa lógica à “Violência e urbanismo”, acima, por exemplo, poderíamos obter o seguinte exemplo modelo de tema delimitado:

  • Violência arquitetônica na cidade de São Paulo no século XXI; ou
  • Como o urbanismo é usado contra os moradores de rua em São Paulo;

 

Se você está confuso com o “pulo do gato” nesse final – afinal, “Como saímos de um para outro?” –, não precisa ficar.

Vamos explicar como chegamos a este exemplo pronto.

A delimitação do tema do TCC depende de você. Então, quando estiver considerando “onde”, “quando”, “como” etc., pense naquilo que você tem interesse em pesquisar e que esteja ao seu alcance.

Pode ser que você acredite que o século XVIII tem questões muito pertinentes para a atualidade – ótimo! Mas você tem acesso a materiais deste período? Se tem, excelente!

Ou, quem sabe, você quer uma questão atual – tudo bem também! Desde que tenha acesso ao material para pesquisar!

Caso não tenha muita certeza sobre o que você quer pesquisar, busque inspiração em outras áreas da sua vida. Por exemplo, a empresa, agência ou escritório em que você trabalha pode ser um bom objeto de estudo.

Além disso, ele provavelmente lhe dá acesso a outras instituições parecidas, bem como a dados únicos que somente você pode ter acesso. Isso sim facilita sua pesquisa!

Vamos dar alguns exemplos práticos de como fazer isso!

Pensamos, antes de qualquer coisa, no assunto que queremos abordar:

  • História
  • Consumo
  • Direito

 

Em seguida, transformamos um assunto em um tema:

  • O Rio de Janeiro nos Anos Dourados
  • O luxo no Brasil
  • A evolução do direito societário

 

Caso recorra aos recursos mais próximos de você, o que pode te poupar muito esforço e dor de cabeça, você provavelmente vai começar só com seu objeto de estudo:

  • A empresa X
  • A marca Y
  • O escritório W

 

Partindo do princípio que várias disciplinas podem falar sobre o mesmo assunto e, portanto, que os objetos se encaixam com os assuntos selecionados anteriormente – História, Consumo, Direito –, especifique um pouco mais a questão. Veja se seu tema inclui “onde”, “o quê”, “como” e “quando”, por exemplo.

  • O impacto da empresa X no Rio de Janeiro
  • Como a marca Y marcou o imaginário social
  • O escritório W e o direito societário em SP

 

Caso ainda não esteja satisfeito, continue ajeitando e recortando seu tema até ter algo assim:

  • O impacto da empresa X no Rio de Janeiro nos últimos 10 anos
  • Como a marca Y marcou o imaginário social sobre luxo no Brasil
  • A história do escritório W e a evolução do direito societário em SP

 

Pronto! Você aprendeu a delimitar um projeto de pesquisa.

Não? Sim? Tente adaptar este exemplo de delimitação com seu tema.

Se ainda não consegue visualizar, (mesmo que eu esteja sendo repetitivo), perceba que a intenção aqui é tornar o tema menor e mais acessível a você:

  • Pesquisando em um período de tempo menor (últimos 10 anos);
  • Analisando informações que você tem acesso (na empresa que você conhece ou que já trabalhou, ou que tem acesso às informações relevantes a sua pesquisa)
  • Na localidade que consegue dados para a pesquisa (no seu município, no seu bairro, na sua universidade)

 

Acho que agora você entendeu o motivo da delimitação da pesquisa estar diretamente associada a facilitação da execução do seu TCC, certo?

O que escrever na delimitação do tema do Projeto de Pesquisa?

Como escrever
a delimitação do
tema para projeto
de pesquisa?

Uma dúvida muito comum sobre a delimitação do tema do TCC é se ela precisa ser escrita e apresentada em algum momento, dentro de seu projeto.

E sim, precisa!

Você precisa saber como desenvolver e escrever a delimitação do tema em um projeto de pesquisa.

Afinal, seus leitores precisam saber como você foi do ponto A ao B, entende?

Comumente, a apresentação da delimitação da pesquisa será feita na Introdução do seu trabalho, junto com a apresentação do tema em si e da justificativa do TCC.

Não existe mistério na hora de escrever, basta pensar em todos os recortes que você fez e por que, e colocar tudo isso no papel.

Lembra do “onde”, “como”, “o quê” e “quando”?

Então, você vai explicar cada um desses em um texto corrido. Ou seja, soma-se a cada um deles, o “por que”.

Exemplos de temas delimitados

Se ainda não saiba muito bem como começar, inspire-se nos 3 exemplos prontos de delimitação para projeto de pesquisa abaixo!

  1. “Devido à abrangência do assunto, delimitou-se o escopo desta investigação. Assim sendo, optou-se pelo estudo de X.”
  2. “As contribuições do escritório Y para o campo do direito societário não podem ser negadas. Portanto, não é surpreendente que ele seja objeto de estudo desta investigação.”
  3. “O objetivo deste trabalho é analisar a questão da violência arquitetônica na cidade São Paulo. Embora a violência não seja um assunto deveras original, sua discussão continua sendo muito importante hoje em dia.”

Você deve especificar, no caso do tempo, o motivo de ter escolhido este recorte de tempo. Certamente no seu exemplo, terá um motivo. Talvez seja o período em que há dados para sua pesquisa, ou que o tema seja mais “presente” durante este período, etc

Ou no caso do “lugar” (espaço) o motivo de escolher tal universidade, bairro, etc. Eles devem ter as suas particularidades também.

Por sinal, caso esteja diretamente associado ao seu objeto de estudo, seja trabalhando no local ou com a marca, lembre-se de deixar isso claro.

Você também pode explicar por que tem interesse pelo tema W ou objeto Z. Este é um dos poucos momentos, senão o único, em que falar sobre si mesmo – com parcimônia – é aceitável.

Dicas para delimitar o tema de pesquisa

Dicas extras
para delimitar o
tema de pesquisa

Agora, existem alguns cuidados que devem ser tomados quando delimitamos o tema. O mais importante é tomar cuidado para não especificar demais a temática.

O que isso quer dizer? Significa que é preciso prestar atenção para não tornar um assunto muito geral em algo tão fechado que corre o risco de ficar ultrapassado rápido demais, não ter material e não contribuir de maneira significativa para o campo, etc.

Entende? Ele deve manter sua relevância acadêmica.

Como você vai saber se está no caminho certo ou se recortou demais?

  1. O quanto você delimitou dará uma pesquisa em termos de material para pesquisar ou volume da pesquisa ou está tão recortado que não terá material para desenvolver a pesquisa?

  2. Converse com seu orientador, pois tem anos de experiência na área acadêmica e pode ajudá-lo bastante com essa questão.

 

Outra armadilha com a qual você deve tomar cuidado é a seguinte: não se apegue demais ao seu tema. Existe uma diferença entre ter curiosidade, até mesmo certo afeto pelo que você pesquisa e se apegar. Quando você se apega, é mais difícil estar isento de análises, o que pode comprometer o resultado da pesquisa.

Por fim, vamos falar sobre tempo. É comum dedicar de 6 a 12 meses para a conclusão do TCC. E a verdade é que isso é muito pouco tempo.

Um erro muito comum na hora de decidir qual o tema e como delimitá-lo é esquecer-se de que você terá que ir atrás de bibliografia, recursos, dados, etc.

Por isso, quando estiver recortando seu tema, lembre-se de que você não vai só escrever. Tente, ao máximo, deixar seu trabalho mais fácil para você.

Assim, ao invés de investigar todos os casos relacionados à X no Brasil, investigue-os da sua cidade. Não tente falar sobre todos os tipos de violência contra a mulher, foque só em um, como a violência doméstica.

Agora me diga você: ficou mais claro ou surgiram novas dúvidas? Deixe seu parecer em nossa página de contato.

Outra coisa. Nosso material foi produzido com toda dedicação. Caso tenha sido útil a você, compartilhe em sua rede social favorita. Leva apenas poucos cliques pelos ícones abaixo.

C O M P A R T I L H E

Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Equipe de Professores do site

Equipe de Professores do site

Este artigo foi produzido por uma equipe de professores universitários que trabalham com produção de pesquisas acadêmicas, bancas de defesa e orientação de TCCs, no intuito de auxiliar a você que pretende escrever sua pesquisa (Monografia, Artigo Científico, Dissertação, Tese, Trabalho prático, ou outro tipo de TCC).

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tema, você pode contar conosco através da nossa página de contato.

Se quiser saber mais, visite a página quem somos.