Como apresentar, elaborar, desenvolver, contextualizar e escrever o tema do TCC?

C O M P A R T I L H E

O que escrever no tema do TCC?
Saiba o que escrever sobre o tema do seu TCC

Muitos alunos de graduação e pós-graduação ficam temerosos na hora de escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Uma das partes mais assustadoras é o ato de escrever, e outra é a escolha do tema. O que poucas pessoas falam, porém, é que escrever o tema do TCC não é uma tarefa fácil. Por isso, se você está se perguntando como elaborar um tema para o TCC, desenvolver e apresentar o tema dentro do seu TCC, você chegou ao lugar certo. Vamos te mostrar até exemplos de como escrever e sobre a  contextualização do tema TCC.

Vamos por parte, certo? Como é muita coisa – e coisa importante, ainda por cima –, organizamos o artigo da seguinte maneira:

  1. Escolhendo certo para não ter que mudar o tema!
  2. Como apresentar e contextualizar o tema do TCC?
  3. Como escrever o tema do TCC?
  4. Exemplos de como escrever o tema do TCC?

 

E se você estiver na parte do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, não tem problema, você vai ver que nossas dicas servem para seu projeto também.

Como elaborar um tema para o TCC?
A escolha certa ajuda na elaboração do seu TCC

Escolhendo certo para não ter que mudar o tema!

Quando falamos de um TCC, a escolha do tema é a primeira coisa com a qual muita gente se preocupa. Já falamos em outro artigo sobre ► como escolher um tema para o seu TCC, seja de Direito, Arquitetura, Serviço Social ou outras áreas.

E se você chegou até este artigo mas ainda não escolheu seu tema, escute uma dica de professor: o link acima deve ser consultado antes.

Se já tem seu tema, lembre-se:

  • Escolha algo pelo qual você tenha afeto e que desperte seu interesse, pois você irá trabalhar com isso por muito tempo;
  • Certifique-se de que existe bibliografia suficiente sobre o assunto para que você não tenha problemas com os capítulos teóricos;
  • Veja se, e como, o seu tema se encaixa nas discussões atuais do seu campo de atuação;
  • Mantenha uma relação transparente com seu orientador ou orientadora, e não sinta vergonha de tirar dúvidas com ele ou com ela; e
  • Sua ideia vai sofrer alterações, recortes e mudanças, o que é absolutamente normal – não fique nervoso, faz parte!

Se você mantiver essas questões em mente, certamente vai conseguir elaborar um tema para o TCC que seja do seu interesse e um trabalho relevante para sua área!

E melhor, não terá que mudar de tema no meio do percurso da pesquisa!

E delimitar, você já fez esta parte? Pergunto, pois como professor, sei que esta parte é das mais importantes, pois ajuda ao aluno a focar a pesquisa e deixá-la muito mais fácil. Se quiser aprenda com nosso Guia de Delimitação do Tema.

Aprenda como apresentar o tema do TCC
Dicas para contextualizar bem o tema em seu Trabalho de Conclusão de Curso

Como apresentar e contextualizar o tema do TCC?

Depois que você decidir e delimitar qual é o tema, está na hora de apresentá-lo. E não estamos falando de uma apresentação oral, mas de escrevê-lo no papel, Word ou plataforma de texto de sua escolha. Ou seja, estamos falando sobre a contextualização do tema do TCC. Em geral, isso é feito logo na introdução, que, de maneira bem simples, é um tipo resumo do seu TCC, de como chegou a este tema, entende.

Existem duas formas de começar um texto acadêmico:

 

  1. Contextualizando seu trabalho; ou
  2. Indicando qual o objetivo do texto.

 

As duas formas de apresentação são igualmente válidas, mas se você está tendo seu primeiro contato com o meio acadêmico agora, a segunda é mais aconselhada. Afinal, ela permite que você contextualize e vá direto ao ponto. Você pode estar se perguntando, “Mas por que isso seria importante?”

Tudo bem, nós vamos explicar!

Toda linha de um texto acadêmico deve ter um propósito, o que significa que quando optamos por contextualizar o tema, objeto ou trabalho, corremos o risco de acabar “enrolando” o leitor. Por outro lado, se formos direto ao ponto, não vamos cair nessa armadilha.

Abaixo, você pode observar exemplo de como escrever o tema do TCC; como seria o primeiro parágrafo nos dois casos:

 

  1. “É muito importante analisar o papel da arte na vida das pessoas. Muitos estudos mostram que o teatro, o cinema, a literatura e etc., são vitais para o bem estar de indivíduos de numerosas faixas etárias. Por isso, este trabalho se propõe a estudar X.”
  2. “O objetivo deste texto é analisar X para compreender o papel que a arte tem na vida das pessoas.”

 

Claro que os exemplos acima são versões mais rústicas do que seria exigido de vocês. Entretanto, eles permitem que vocês tenham uma ideia de como escrever o tema do TCC. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, por isso pense no que funciona melhor para você e seu estilo de escrita!

A escrita do tema no TCC
Agora, você vai saber como desenvolver e escrever sobre o tema

Como escrever o tema do TCC?

Você introduziu o tema do seu trabalho. E agora? O próximo passo é desenvolvê-lo… O que provavelmente não significa nada para você nesse instante!

Quando falamos em desenvolver, queremos dizer o que escrever no tema do TCC. Assim você deve:

 

  • Apresentar seu objeto de estudo, que é diferente do tema do TCC;
  • Contextualizar o objeto de estudo e o tema do seu trabalho de acordo com o momento social, histórico, político, econômico, etc., atual;
  • Explicar a fundamentação teórica sobre a qual seu argumento se constrói e que é indispensável para a última etapa do TCC, a análise; e
  • Estudar o seu objeto levando em consideração todas as questões acima, da introdução dos tópicos à teoria, por exemplo.

 

Tudo isso é necessário para encorpar o seu trabalho, garantindo sua credibilidade e lugar dentro da comunidade científica. Essa pode parecer uma tarefa muito difícil em um primeiro momento, mas você não precisa ter medo.

Você não vai escrever seu TCC da noite para o dia. E se você acha que conseguiria fazê-lo, pode até estar certo, mas não existe motivo para estressar-se tanto e acabar com um trabalho mal feito, não é?

Ao planejar o desenvolvimento da escrita do tema com antecedência, você tem mais chances de garantir uma boa nota e, mais importante ainda, um bom TCC!

Além disso, cada uma das etapas citadas anteriormente pode ser pensada como um capítulo do seu trabalho. Assim, elas são, respectivamente, a:

 

  • Introdução;
  • Contexto histórico;
  • Revisão de literatura; e
  • Análise do objeto de estudo.

 

Você não precisa pensar em todos os capítulos ao mesmo tempo. Na realidade, é melhor que não faça isso! Pense no todo, mas se concentre em cada um deles individualmente. Por sinal, percebeu que não falamos da conclusão – ou, ainda, considerações finais – aqui?

Isso é por que ela não é considerada uma parte do desenvolvimento! A conclusão é o fim do TCC.

Exemplo de como começar a escrita do tema
Aproveite nossos exemplos para começar a escrever sobre seu tema

Exemplos de como escrever o tema do TCC?

Já demos algumas dicas de como escrever o tema do TCC no início deste texto, mas vamos dar mais algumas sugestões, bem como uma dica para quando for falar sobre o seu tema.

Primeiramente, lembre-se que você pode escrever bastante. Entretanto, caso tenha dificuldades de começar, opte pelo modelo mais simples:

  • “O objetivo deste texto é […]”

Variações que você pode usar são:

  • “Este texto tem o intuito de […]”;
  • “Este trabalho busca analisar […]”;
  • “O presente texto empreende uma análise […]”;
  • “O fim deste artigo é […]”; ou
  • “Inscrito na linha de pesquisa Y, este trabalho almeja […]”.

Além disso, seja descritivo.

Como assim? Simples: explique qual é seu objetivo com o seu TCC; e qual é o seu objeto de estudo.

Se possível, aproveite para:

  • Explicar o motivo que o levou a escolher o tema;
  • Explicar por que escolheu determinado objeto; e
  • Qual a importância da sua pesquisa para o campo.

 

Quanto mais descritivo você for, melhor será a contextualização do tema de sua pesquisa. Assim, você demonstra a seriedade do seu trabalho para os leitores.

Esperamos que este artigo ajude a elaborar o tema do seu TCC. Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários – ficaremos felizes em ouvi-lo!

Equipe de Professores do site

Equipe de Professores do site

Este artigo foi produzido por uma equipe de professores universitários que trabalham com produção de pesquisas acadêmicas, bancas de defesa e orientação de TCCs, no intuito de auxiliar a você que pretende escrever sua pesquisa (Monografia, Artigo Científico, Dissertação, Tese, Trabalho prático, ou outro tipo de TCC).

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tema, você pode contar conosco através da nossa página de contato.

Se quiser saber mais, visite a página quem somos.

ESCOLHA O TEMA E COMECE
HOJE AINDA!

Aproveite o bônus, faça do jeito certo e mais rápido!